quinta-feira, 17 de junho de 2010

Alongamento axial: como acontece?



Em uma postagem anterior eu citei esse princípio de alongamento axial, utilizado no método pilates, e atualmente também no treinamento funcional. Agora vou explicá-lo, quero antes encorajar meus alunos ou não e leigos a lerem com atenção. Pois apesar de o texto ser um pouco técnico ele é altamente instrutivo, fácil e importante para você melhorar a saúde da sua coluna.
Vamos lá... Mas antes duas perguntas: será que você tem alongamento axial? Não sabe? E dor nas costas você tem? 

Hum... E essas pessoas das fotos, será que sentem dores nas costas?


 


Se você respondeu que com certeza elas sentem dor, se equivocou. Estudos dizem que não.
E para mostrar de forma mais clara e instigar a curiosidade de vocês a continuarem lendo, vou usar o exemplo dessas pessoas que carregam cargas na cabeça por horas às vezes. E por que elas não sentem dor? Simples, eles possuem um ótimo alongamento axial, observe as suas posturas, bem eretas, e equilibradas. E é isto que um bom alongamento crânio-caudal faz com nossa postura, a deixa alinhada, com todas as curvas naturais da coluna preservadas.

OK. Mas o que é alongamento axial?
Vamos à definição: o alongamento axial é a criação de espaço articular, se tratando da coluna esse espaço é aumentado entre os discos vertebrais. O benefício direto da aplicação deste princípio é a melhor mobilidade da coluna e diminuição de compressões nos discos, logo alívio de dores e prevenção de patologias (ex: hérnia de disco).

Bom, acabamos de ler que é preciso “descomprimir” os discos e isso é possível com o alongamento axial. Sendo assim, essas cargas acima da cabeça não geram mais pressão, peso na coluna? Não, ao menos no caso dessas pessoas que já fazem isso desde crianças e assim fortalecem a coluna. Como? Para entender melhor, vamos analisar o funcionamento de alguns aspectos da coluna vertebral.

Suas partes “principais” são: corpo vertebral, disco intervertebral (anel fibroso e o núcleo pulposo).
O disco vertebral funciona como um amortecedor, as pressões são distribuídas por todo o disco, e o núcleo dentro dele põem-se sob tensão e age como um amortecedor fibro-hidráulico, que funciona muito bem se mantendo hermeticamente fechado (caso contrário temos uma hérnia, quando o núcleo é rompido e não suporta mais essas pressões) vejamos as figuras:




  



  É justamente essas características de amortecimento do núcleo pulposo, ação e reação que exploramos nos exercícios de Pilates e Treino Funcional através do acionamento do core, são esses mecanismos que nos permite alongar axialmente, ou seja na longitudinal, crânio-caudal. E assim manter as curvaturas preservadas, que distribuem as cargas ao longo de toda coluna.  Veja as figuras ao lado:Quando a coluna se mantêm alinhada, os discos ficam livres de compressão, podendo até suportar cargas importantes, como as pessoas que transportam o peso sobre a cabeça.  
Vamos experimentar uma situação de alongamento axial ? 

- Posicione-se sentado em uma cadeira com os ísquios bem apoiados (aqueles ossos do quadril proeminentes na região dos glúteos), com os pés bem apoiados no chão. A coluna lombar neutra, ou seja, normal com sua lordose (curvatura entre os glúteos e as costelas).

- Imagine agora que sua cabeça é uma bola de gás e a sua coluna é a linha amarrada nessa bola. Sendo assim, este bola cheia de gás (sua cabeça) está sempre querendo subir mais (“criar” espaço entre os discos vertebrais) e a sua coluna, sendo representada pela a linha amarrada na bola, mantêm-se esticada a todo instante, mas de forma natural, mantenha os ombros baixos e relaxados; respire mantendo esse alongamento longitudinal com o abdômen levemente contraído.

- agora “desmonte” a postura, fique normal e veja a diferença de como é uma posição bem alinhada e como você costuma ficar no dia a dia. Pois bem, depois dessa explicação e sensação me respondam: como vai seu  alongamento axial?



Resumo: 
Quando realizamos exercícios para fortalecimento do centro do corpo (core)
ativamos esse mecanismo de aliviar a pressão e conforme vamos desenvolvendo um core mais forte, o nosso alongamento axial melhora, consequentemente a postura e nos prevenimos de dores nas costas e patologias degenerativas, pois se sua parede abdominal e dorsal forem mais firmes vão gerar essa boa pressão o dia inteiro, e o núcleo pulposo vai agir e reagir, descomprimindo os disco vertebral Entendeu? Então vem treinar... #mrfuncional 
 www.mrfuncional.com.br.



Aguardo as dúvidas e sugestões!







9 comentários:

Unknown disse...

Caraca, eu testei e constatei que não tenho postura alguma. Aff!!!

Renata Batista disse...

Oi aluna querida, não se desespere! rs Ninguém consegue manter essa postura 100% durante o dia. Mas estamos treinando para isso certo? E a experiencia proposta no texto já é um tipo de treino. O importante é vc saber o que é esse alongamento axial e mantê-lo durante as aulas, em todos os exercícios ( em pé, e lado, deitada, sentada etc.). Beijos até terça!

Costa Webdesign disse...

Oi Renata,
Adorei a idéia da cabeça ser uma bola de gás e a coluna uma linha.

Trabalho o dia todo na frente do computador, de cara percebi o quanto minha linha de visão está acima do monitor.

A minha maior dificuldade é me policiar e criar o habito da postura correta, mas vou me esforçar =D

Obrigado pelo post, voltarei mais vezes.
Bjão!

Renata Batista disse...

Seja bem vindo! A postura sentada é a mais "agressiva" para nossa coluna!!! Atenção redobrada!

Silvia Gomes disse...

Oi gata, adori o post! Parabéns!! Beijos

Unknown disse...

Oi Renata!!
Tudo bem lindona??
Ficou bacanérrimo o post hein??
Estou escrevendo esse comentário, deixando minha coluna crescer e minha cabeça está bem balão!! rsrsr...
Parabéns.....adorei!
Super beijo!

Renata Batista disse...

Oi querida... obrigadaaa! bjs

Diogo Augusto disse...

Conheci o blog pela Revista Pilates. Muito bom por sinal.
Meus parabens pela matéria sobre alongamento axial. É um assunto muito importante, mas que as pessoas não se dão o valor devido.

Abraços e sucesso!

Renata Batista disse...

Oi Diogo, volte sempre! Sucesso para todos nós!